Seminário Regional de Lisboa e Vale do Tejo de Apresentação do Guia
Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância
Um Guia para Profissionais
20 de novembro de 2015

INTRODUÇÃO:

O presente seminário tem como principal objetivo a apresentação do guia Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância: um Guia para Profissionais a todos os profissionais das ELI e outras pessoas interessadas na área da Intervenção Precoce, da região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT).
Considerando que a Subcomissão Regional LVT organiza anualmente um Encontro que envolve todas as ELI desta região, este Seminário foi integrado no âmbito da realização do IV Encontro Regional LVT SNIPI, sendo a organização local da responsabilidade da Subcomissão LVT, do Nucleo de Supervisão Técnica e de duas instituições do Distrito de Lisboa (Cerci Lisboa e Fundação Liga).

Tanto o seminário como o guia para profissionais foram concebidos no âmbito do “Projeto Im2 – Intervir Mais, Intervir Melhor”. Este é um projeto promovido pela ANIP, em estreita colaboração com o SNIPI, e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, cujo objetivo fundamental é promover, ao nível nacional, práticas de qualidade em Intervenção Precoce na Infância. Para além da colaboração com o SNIPI, o Projeto Im2 envolve parcerias formais estabelecidas com a Universidade de Aveiro e a Associação Pais em Rede, uma Comissão Científica que integra vários especialistas na área da Intervenção Precoce na Infância, pertencentes a diversas Universidades portuguesas, e a consultoria da European Association on Early Childhood Intervention (EURLYAID) e da International Society on Early Intervention (ISEI). De entre as principais iniciativas deste Projeto, contempla-se a construção do Guia de Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância e a realização de várias ações de formação em cada uma das 5 regiões do país, em torno das práticas recomendadas em IPI. Estas iniciativas têm como finalidade consolidar um quadro de referência comum que seja orientador para a atuação dos profissionais de IPI em Portugal.

O seminário da região de Lisboa e Vale do Tejo é um dos 5 eventos regionais de apresentação do guia Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância: um Guia para Profissionais e pretende suscitar a reflexão e o debate em torno das práticas em IPI.

Cremos que com estas iniciativas, disponibilizando aos profissionais uma filosofia de intervenção comum, baseada na evidência e que respeita as práticas recomendadas internacionalmente, estaremos a contribuir para aumentar a eficácia do trabalho junto das famílias e das crianças abrangidas pelo SNIPI e, assim, para a melhoria da qualidade da intervenção em IPI.

Organização:

Subcomissão LVT
Nucleo de Supervisão Técnica
Cerci Lisboa
Fundação Liga

Comissão Cientifica:

Projeto Im2 - Intervir mais, Intervir Melhor

Programa

09h00 - Abertura do secretariado

09h30 - Sessão de Abertura

Presidente do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância*, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT)*, Diretor Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE)*, Representante do Projeto Im2 e Representante da Autarquia de Lisboa*

10h00 - 1ª Sessão de Trabalho

Apresentação do Projeto Im2 – Intervir Mais, Intervir Melhor
Leonor Carvalho (Coordenadora do Projeto Im2)

Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância
Teresa Brandão (Comissão Científica do Projeto Im2)

Moderadora: Teresa Nunes Marques (Coordenadora da Subcomissão Regional LVT)

11h00 - PAUSA

11h30 - 2ª Sessão de Trabalho

Apresentação do documento “Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância: um Guia para Profissionais”
Leonor Carvalho e Equipa Operacional (Projeto Im2)

Moderadora: Ana Paula Monteiro (Subcomissária SCRLVT pela Educação)

13h00 - Almoço

14h30 - 3ª Sessão de Trabalho

Temáticas do Guia

  • Abordagem Centrada na Família: como se implementa? A Equipa Transdisciplinar, a qualidade técnica e as práticas participativas e relacionais;
  • Como elaborar Objetivos num Programa de Intervenção Precoce (envolvendo crianças, famílias e contextos)?
  • Organização de Serviços e Recursos
  • Supervisão em IPI

Julia Serpa Pimentel (ISPA e PeR), Leonor Carvalho e Equipa Operacional (Projeto Im2)

Moderadora: Maria do Carmo Vale (Subcomissária SCRLVT)

16h30 - REFLEXÃO e DEBATE

18h00 - Sessão de Encerramento

Diretora do Centro Distrital de Lisboa ISS, I.P*, Representante da Comissão Coordenadora da Saúde no SNIPI* e Representante da Comissão Coordenadora da Educação no SNIPI*

* a confirmar